sexta-feira, 27 de abril de 2007

entretanto antes chegar verso final compreendido não sairia nunca quarto estava previsto cidade espelhos (miragens) arrasada vento desterrada memória homens instante Aureliano Babilonia acabasse decifrar pergaminhos tudo escrito irrepetível sempre todo sempre estirpes condenadas cem anos solidão não tinham segunda oportunidade terra

isso é horrível. isso é leitura dinâmica.
por que deveria eu ler uma bíblia em seis horas?
seis horas de piscadas vagas, movimentos ritmados e entendimento lógico.
não seria melhor escolher um livro, calmamente na prateleira, sentar, ler as sinopses, analisar o próprio estado de espírito e, a partir daí, pegar um, deitar no sofá, coçar a cabeça, preparar um guaraná, sentir o cheiro de mofo das páginas, ver quantas serão necessárias até o clímax, ter vontade de adiantar o final, dormir, sonhar com os personagens, acordar, ler mais um pouco, atender o telefone e falar sobre o livro, desligar, ler de novo, chegar ao clímax, sorrir, absorver os sentimentos escritos e se irritar com o fim?

esse povo tem mania de fazer as coisas ao contrário. pra quê agilizar uma boa leitura? por que não agilizar a justiça, as filas, os ônibus, a burocracia, os velhinhos sem saúde, a polícia, as centrais de informações, as aulas de matemática, o tempo do condicionador nos cabelos, as pausas entre as músicas de um cd, a fusão da água?

"Entretanto, antes de chegar ao verso final já tinha compreendido que não sairia nunca daquele quarto, pois estava previsto que a cidade dos espelhos (ou das miragens) seria arrasada pelo vento e desterrada da memória dos homens no instante em que Aureliano Babilonia acabasse de decifrar os pergaminhos e que tudo o que estava escrito neles era irrepetível desde sempre e por todo o sempre, porque as estirpes condenadas a cem anos de solidão não tinham uma segunda oportunidade sobre a terra".

isso é uma beleza. é g.g.m.

3 comentários:

  1. Me arrepio só de ler esse parágrafo. Puta que pariu. È muito bom. E o cheiro de mofo,então? E as ilustrações? Púta que pariu. É mutio bom.

    ResponderExcluir
  2. Ah, obrigado por emprestar o livro. Por enquanto, o conto que eu mais gostei foi o do velho com asas. Ainda faltam uns três.
    Tchau.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir