quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Léxicon Décimo Primeiro

Falsidade: Ato ou efeito de falsear, não demonstrar a verdade; Fingir algo que não é verdadeiro. ANT sinceridade. Sorri: "Oi!"
Terrorismo: Utilizar da violência para impor vontades político-econômicas; Realizar atentados como uma forma de pressão. Aquilo que a hegemonia americana sofreu cinco anos atrás, mas ninguém esqueceu. Aquilo que sofremos todos os dias, de todas as formas (in)imagináveis, mas é impercebível. Lamento muito a destruição de um símbolo econômico. Lamento muito mais o massacre de inocentes fruto de uma política irracional e globalizada. Lamento não concordar com todos. Desculpem-me.
Discussão: Ato de discutir, conversar a respeito de algum assunto; expor opiniões; briga verbal, às vezes ofensiva ou não. Quando se discute é preciso ter bons argumentos. Ainda mais se a sua tese não coincidir com o habitual. Discutir sem argumentos além de irritante pra quem escuta, é doloroso pra quem é infundamentado.
Vitória: Conseqüencia de vencer, ganhar; Ter êxito. É o que nos resta ao expormos argumentos bem fundamentados.
Burrice: A não utilização da racionalidade; Transposição de atitudes ou idéias impensadas em viés da do que dita a razão; SIN/VAR irracionalidade, debilidade ANT inteligência. Estudar é um saco, mas é preciso. É um dos valores mais velhos e menos relevantes para os jovens de hoje. Não gostar de estudar, é fato. Não estudar, é burrice. Impedir os esclarecidos de estudar é, quase, um pedido de morte.
Ônibus: Meio de transporte urbano para uso coletivo, transportando em condições normais cerca 50 pessoas, e, em condições insalubres 85. SIN/VAR bonde, carroça férrica. Pior do que ir em pé, às sete da noite, hora do rush em Belém, é ir sentada do lado do corredor. Onde você senta sim, mas é empurrado do mesmo jeito, se obriga a, educadamente, levar o material dos felizardos que estão em pé, é impedido de acomodar-se do jeito que lhe convém, além de, ter de dar o ombro ao companheiro ao lado que, não resiste ao ventinho, e dorme.
Engarrafamento: Problema que acomete os grandes (ou não) centros urbanos em determinadas horas do dia; Pouca fluência no trânsito de veículos, por estes estarem em grande quantidade; Resultado de muitos carros e ônibus. Transferindo para a nossa realidade, sete da manhã, uma da tarde e sete da noite. Ou seja, os que eu saio de/para casa. Duas horas em meia em um ônibus, sem tomar banho, sentada no corredor, com uma sacola de frutas no colo é sacanagem.
Entroncamento: Objeto pouco estudado, ao que parece, seria um protótipo de feira livre, ecótone urbana e tragédia regional. Dizem que, de lá, sairia um túnel, contudo, nunca visto até os dias de hoje.
Menstruação: Descamação do endométrio, normalmente em um período de cinco a sete dias; Descarte do ovócito II, já invalidado; Pode vir acompanhada de sintomas que variam de indivíduo para indivíduo, sendo o mais freqüente, a TPM. Dor de cabeça, dor na coluna, dor na perna direita; sono, (maior) irritabilidade, inchaço abdominal, crises existencais. Duas horas em meia em um ônibus, sem tomar banho, sentada no corredor, com uma sacola de frutas no colo e menstruada é uma puta sacanagem.
Sorriso: Semi-circunferência realizada pelos lábios, podendo mostrar a dentição ou não; Forma de expressar um sentimento, seja ele, felicidade, satirismo, admiração, entre outros. Variações: sorriso amarelo, sorriso colgate, sorriso maroto. No caso, felicidade mútua de chegar em casa no mesmo dia em que se saiu dela.
Música: Seqüência de sons emitidos seguindo técnicas de harmonia e ritmo. A privada limpa o organismo, a música a alma.
Perfeição: Não ter defeitos; O melhor que pode ser obtido; Unânime; Indigno de erros. Ter um cabelo perfeito e ter que destruí-lo para ele voltar ao normal já é tristeza.
Colorau: Condimento de coloração vermelha utilizado para temperar alimentos; De odor e sabor bem acentuado. Até que colorau é gostoso, mas comer um bife vermelho é outra história. Com muita fome a gente come qualquer coisa, mas com muito colorau a gente joga tudo pro gato comer, morrer e parar de rasgar o saco de lixo.
Bis: Repetição de algo; Pedir de novo. SIN/VAR mais uma vez, novamente P. Ex. queremos ...! Guardar o bis pra uma ocasião especial é permitido, afinal, só tem uma caixa no armário. 11 de setembro, porquê não? Afinal, o Bush deveu e eu, também.

2 comentários: