domingo, 28 de maio de 2006

E aí, o que que tu achas?

O português brasileiro é uma língua belíssima. Cheio de regras e exceções e confusões e tudo mais.
E o pronome que eu mais gosto, sabes qual é? "Tu". Que coisa linda! "Tu". "Tu" é perfeito. Aqui em Belém as pessoas não falam "você", falam "tu". Então porquê será que ainda tem gente que insiste no "você", em pleno sol belenense?
"Você sabe se aqui passa esse ônibus?". Não, paulistada desgraçada.
Ou ainda os moreninhos loirinhos que fazem psiu, se aproximam e dizem:
"Você é muito linda. Me dá um autógrafo?". Não, quer uma cuspida?
Agora se a gente chega e diz:
"Tu sabes me dizer onde fica esse endereço?"; "Menina, me respeita!"; "Você sabe..."; "Agora sim..."
Como é que a gente fala? Vai tomar no seu cu? Ou vai tomar no teu cu?
Égua, "tu" é lindo, é romântico, é culto. "Você" parece menina querendo falar bonito, é chulo, sem graça.
"Tu és...". Putz. Só falando isso a namorada já tá escorrida no chão.
Parem de usar "você"!! Seus pobres de espírito, sugadores da cultura sulista, por sua vez sugadora da norte-americana, arghh...
Eu falo "tu". E VOCÊ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário